terça-feira, 6 de maio de 2014

Making a visa

    Bom dia gente. Sexta-feira passada (02/05) fui fazer a aplicação para tirar o meu visto para o Reino Unido no Rio de Janeiro. O qual é possível fazer também em Brasília e São Paulo. Vou contar certinho para vocês como foi.
     Meu horário estava marcado às 09:30h. O Centro de solicitação de visto do Rio de Janeiro é no seguinte endereço (ao lado da estação de metrô Carioca):

VFS Rio de Janeiro Visa Application Centre Avenida Rio Branco, n° 156, Salas 2119 e 2120
Edifício Avenida Central
Centro, CEP 20.040-901
Edifício Avenida Central
     Cheguei no Edifício em torno das 08:30h e aguardei meu horário juntamente com outros estudantes do Ciência sem Fronteiras que tinham horário marcado para aquela manhã, fomos informados para esperar no corredor até sermos chamados. E eram exatamente 09:20h quando me chamaram para entrar na sala de aplicação, eram sempre chamados de dois em dois estudantes.
     Ao entrar na sala você é revistado por uma segurança, na qual ela manda desligar o celular, pede para olhar a sua bolsa e/ou mochila, utiliza detector de metal em você e guarda sua câmera fotográfica com ela até o final da aplicação.
     Há dois atendentes e deve-se aguardar até um deles te chamar.

     1) Entrega de documentos:
   Pedirão inicialmente para você entregar as duas fotos que você levou, seu passaporte atual e o formulário preenchido online quando solicitou o visto.
     Então, ele entregará um formulário para você preencher assinalando quais documentos você está entregando para aplicação em original e/ou cópia. Os documentos que devem ser entregues são esses aqui. Ele explicará que esse formulário é o padrão para todos os tipos de visto para o Reino Unido e que nem todos os documentos nós devemos entregar.
     Ele pedirá se você irá retirar, posteriormente, os documentos entregues e o visto no próprio centro de aplicação ou se deverá ser mandado por sedex para o seu endereço. Se for por sedex, ele pedirá para você escrever seu endereço no envelope do sedex. O custo é de R$82,00 e deverá ser feito APENAS com cartão de crédito ou débito. Eles ainda não aceitam como forma de pagamento em dinheiro.
     2) Biometria:
     Posteriormente, o seu atendente te conduzirá para outra sala para a coleta das suas impressões digitais e para tirar uma foto sua.
     3) Entrevista:
     Na última etapa e para mim a pior hehehe, o seu atendente te chamará para uma nova sala para a entrevista. Ele pedirá para você sentar em uma cadeira na frente de um computador e colocar o fone de ouvido. A entrevista é realizada na forma de uma video conferência com alguém do consulado britânico e em inglês, claro (na hora do formulário online podíamos colocar o idioma que queríamos a entrevista, mas eles não levam isso em consideração, ou seja, a entrevista é em inglês mesmo que você tenha preenchido que queria a entrevista em português). 
     O meu "entrevistador" era chamado Jorge (ou algo assim), ele tinha muito sotaque britânico que me fez ficar super nervosa. As perguntas que ele me fez foram as seguintes, uma por vez e nessa ordem:
  •      Qual o seu nome e sua data de nascimento?
  •      Qual sua nacionalidade?
  •      Quando iniciarão suas aulas?
  •      Qual curso você faz?
  •      Por que você escolheu esse curso?
  •      Qual universidade você vai?
  •      Por que você escolheu essa universidade?
  •      O que a universidade pode contribuir para o seu futuro?
  •      Por que você escolheu o Reino Unido?

     E no final ele pergunta se você entendeu todas as perguntas e se despede.
     A segurança nos falou que a entrevista é mais uma formalidade. Que normalmente só não recebe o visto quem esquece algum documento, quando é aluno do Ciência sem Fronteiras.

     E assim você termina de realizar a sua aplicação para o visto e deve esperar em torno de uns quinze dias pela resposta se receberá ou não o visto. 
     Na mesma tarde recebi um e-mail avisando que a minha aplicação tinha sido enviada para o UKVI Decision Making Centre.