quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

O edital

   

     O edital pode ser acessado aqui.
     Como eu estou na graduação eu deveria me inscrever na chamada pública para bolsa de Graduação Sanduíche em Portugal que duraria um ano, com saída do Brasil em setembro de 2013 (quem diria que eu só iria em junho de 2014 e para Londres? hehe). O primeiro passo antes de fazer a inscrição é ler o edital INTEIRO. No meu caso, o meu edital é o N° 127/2012. Pois, para fazer a inscrição você precisa ver se você possui os requisitos necessários:
  • Precisa ver se a área do seu curso é contemplada.
  • Se você tem os requisitos mínimos exigidos como candidato.
  • Se a sua instituição de ensino superior possui os requisitos.
     Se tudo acima está certinho, é só correr atrás dos papéis para fazer a inscrição. A inscrição é online e você precisa anexar os seguintes documentos quando você tiver:
  • Histórico Escolar de Graduação; 
  • Comprovante de Prêmio Jovem Cientista, Iniciação Científica, Olimpíadas da Matemática 
    e/ou de Ciências, ou ainda demais premiações de mérito acadêmico, quando houver. Não são 
    considerados prêmios, documentos de participação em eventos científicos ou cursos; 
  • Comprovante de participação em programas de iniciação científica, tecnológica ou 
    docência, quando houver.   
     Observação: Em outros editais também é obrigatório o certificado de proficiência em língua extrangeira.
     O processo de candidatura nada mais é que uma seleção. E há alguns critérios que são levados em consideração:
     
     Então, se você tem Iniciação Científica e premiações em olimpíadas, assim como eu, você pode ficar mais tranquilo... BUT, se você não tem nenhum desses, não se desespere, normalmente todo mundo consegue, pois, o número de estudantes que fazem a inscrição e que possuem os requisitos mínimos é menor do que o número de vagas. Se isso não ocorrer, então serão utilizados esses critérios como desempate.
     Se você também quiser se inscrever para algum edital, então leia-o, cada edital é diferente do outro.